(13) 3477-6463

 

 

» A Escola » Educação Intantil
 

Desejamos que sejam todos muito bem vindos a esse espaço público e virtual que valoriza o tempo de aprender.

O tempo de aprender é o tempo da partilha de ideias, é o tempo dos posts, dos comentários, das publicações que contribuem para a elaboração do conhecimento.

Em tempo, também o Tempo de aprender é o tempo de curtir. Apreciar as ideias já conhecidas no âmbito escolar, no ambiente físico, expressas agora no ambiente virtual.

As ideias aqui publicadas fazem referência a prática educativa nas áreas da Educação Infantil e de Primeiro Ano. Tempo de trabalho em que cada professor vivencia a possibilidade recorrente de aprender mais sobre a arte de ensinar, sobre a importância da brincadeira para a aprendizagem e sobre os conceitos e abordagens pedagógicas que fundamentam a ação didática.

Como é a criança com 1 ano de idade.

O primeiro aniversário é, sem dúvida, uma ocasião importante. É uma marca que transforma a contagem do tempo de vida do bebê. A cada semana, a cada mês, se observam conquistas: porém, um ano de idade é o tempo cultural e cronológico que histórica e socialmente define a passagem do bebê para outras fases da infância.




A partir de um ano, o bebê vai perdendo as feições de neném para ficar com a feição de criança. Sua cabeça grande, suas bochechas rechonchudas, suas “pernocas roliças” e seus braços pequenos e cheios de dobrinhas” vão cedendo espaço a um corpo mais alinhado. Durante os meses que se sucedem ao primeiro ano, o bebê, geralmente, adquire a postura ereta; isso não quer dizer que ande em posição ereta, mas, sim, que tem os pés como suporte e, com isso, as mãos ficam livres, o que o tornará capaz de ficar em pé sem ajuda de um
adulto e conseguir trocar passos e caminhar sozinho.

Gosta mais de brincar com vários e pequenos objetos do que só com um. Pega um objeto de cada vez, deixa cair e apanha de novo. Pega outro, repete a ação, um por um, várias vezes. Esse comportamento, aos olhos desatentos, parece desordenado, mas é, realmente, muito ordenado, pois esse esquema de ação de um por um é um gênero rudimentar de contagem, ou seja, não é tão complexo como um jogo propriamente de contar, mas forma parte desse processo no desenvolvimento.

Outra razão pela preferência em manusear os objetos um de cada vez, deixar cair, pegar outro e repetir a ação é porque está exercitando a capacidade de largar. Depois de ter aprendido como se agarra, tem agora que aprender como se larga.

A criança de um ano gosta de ter plateia, revela uma tendência quase teatral para repetir gestos e expressões que fazem os outros rirem. Gosta de aplausos e reconhecimentos com olhares o que é fundamental para que experimente a sua própria identidade, diferenciando-se dos outros

Nesse momento, apresenta características egocêntricas no auge. Defende e fortalece o sentimento do “eu”, opondo-se aos outros. A sua palavra preferida é não e suas principais atividades são motoras; tanto que prefere andar sozinha, e anda o tempo todo, mexendo nas coisas ao mesmo tempo, mas uma graça é preciso considerar: mesmo egocêntrica ao extremo, aprecia que a persigam, que a acompanhem, quando se põe a mover-se, por isso pega na mão do adulto e puxa por ele para lhe mostrar coisas.

Nossos Horários

Integral das 7h20 às 17h30
Manhã das 7h20 às 12h00
Tarde das 12h50 às 17h30
   
Semi-Integral das 10h00 às 17h30 ou das 7h20 às 15h30

Convênios
Fonoaudiologos
Psicopedagogos
Psicólogos
Pediatras
Dentistas
Correios
Caixa Econômica Federal

 

 
 

Colégio França
Todos os direitos reservados
colegio.franca2016@gmail.com

Colégio França nas Redes Sociais

Educação Infantil
Rua Antônio Reinaldo Gonçalves, 634
Vila Caiçara, Praia Grande - SP

(13) 3479-1501

Ensino Fundamental e Médio
Rua Antônio Reinaldo Gonçalves, 478
Vila Caiçara, Praia Grande - SP
(13) 3477-6463
(13) 3477-5699

(13) 9 9136-0863.

| Institucional
| Cursos
| Estrutura
| Noticias
| Pré-matrícula
| Localização
| Eventos
| Fale conosco
 
           
  Desenvolvido Por Ai Designer